Wednesday, November 01, 2006

SEMANA 5 ECS 6

SEMANA 5
ECS 7
MARX E ENGELS
Karl Marx nasceu em Tríveris em 1818, foi intelectual alemão considerado um dos fundadores da sociologia. Interessava-se também por economia, filosofia e história. Nesta época o conhecimento humano não era fragmentado, por isso teve também participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário.
Max foi expulso da França instalando-se em Bruxelas onde participava de organizações clandestinas de operários e exiladas. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista.
Marx também sonhava em inverter a pirâmide social colocando no poder o proletariado, esta como única forma capaz de destruir a sociedade capitalista e construir um ideal socialista.
Engels nascido em 1820, além de filósofo alemão, escritor, protetor e principal colaborador de Karl Marx era filho de um rico industrial que se impressionava com a miséria em que viviam os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante aderiu as idéias de esquerda que o levou a aproximar-se de Marx.
Karl Marx e Friendrich Engels foram homens inteligentíssimos, sensíveis e observadores que através da observação co comportamento humano escreveram grandes obras sociológicas. Uma delas O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária, mais tarde chamada de Marxista. Lançado em 1848 que analisa a história como o resultado da luta entre classes sociais. Destacam ali que o capitalismo, a oposição, se dá entre burgueses e proletariado que se vendem por sua força de trabalho.
Nesta época surgiram correntes intelectuais contrárias às condições sociais, as quais ficaram conhecidas como socialistas utópicas. Os socialistas utópicos propunham uma sociedade mais amena, pois não lutavam diretamente contra o capitalismo, mas sim tentavam amenizá-la. Não eram contra a burguesia, mas sim a favor a uma burguesia filantrópica. Ao mesmo tempo surgiu uma corrente de intelectuais e trabalhadores com uma visão diferente do socialismo, os chamados socialistas científicos, também conhecidos como comunistas e marxistas.
O assunto debatido nesta época era o socialismo científico, corrente socialista desenvolvida por Marx e Engels, que defende a socialização dos meios de produção, a dissolução do estado e do capital privado, isto é destruição do capitalismo.
Marx e Engels estudaram profundamente a sociedade capitalista, podendo assim compreender seu funcionamento. Deste modo construíram um movimento que derrubaria a burguesia e implantaria o socialismo, isto é, uma sociedade com distribuição de renda justa e equilibrada.
Nos dias de hoje sentimos uma grande influência de suas idéias, os movimentos operários e os sindicalistas baseiam-se nelas pra buscar mais direitos. A partir de suas idéias surgiram vários partidos que ainda hoje buscam atingir os mesmos objetivos sonhados e idealizados por estes pensadores de nossa história do século passado.
Acredito e espero que num futuro próximo nossos descendentes possam ter um mundo mais justo e menos desigual.


Fontes:Wikipédia e Google

0 Comments:

Post a Comment

<< Home